sábado, 4 de junho de 2011

Vídeos de protesto


Com a observação do vídeo (publicado em 21/02/2011) pode-se notar a importância da internet, da rede mundial, e das redes sociais nos protestos que estão acontecendo no Oriente Médio e Norte da África. Para que a organização de novas manifestações fosse interrompida, os ditadores de países como o Egito e a Líbia resolveram cortar o acesso da população à internet. Essa atitude dificultou a comunicação entre os manifestantes, os reprimindo, e retardou possíveis ações de protestos.

Vinheta


  
Apesar de a indústria alimentícia ser imprescindível para nossa sustentação é necessário que o consumidor preste atenção nos produtos no qual está consumindo. Ao modo que a população é tratada a respeito da alimentação,é vergonhoso.Boa parte da população é alimentada de forma precária ,com alimentos que passaram da validade e com alto valor calórico.
  Somos viciados desde pequenos a nos alimentar com “lixos tóxicos” calóricos e gordurosos da alimentação fastfood ,mas não são somente esses alimentos que trazem doenças ,boa parte de alimentos orgânicos são mal cuidados em depósitos e supermercados até chegar a nossa boca.Por isso é necessário tomar medidas de proteção alimentar;como lavar os alimentos e checar a validade.   
  Créditos  : Texto por Victor Mattos
                  Música da vinheta - Vocaloids - Vegetable Juice (Suco Vegetal)

Charges



 No mundo que vivemos hoje somos vitimas de alienação -em outdoors, revistas, televisão- que nos faz cada vez mais querer comprar os produtos industrializados, que não são alimentos mais adequados para se manter uma alimentação saudável e regulada. A indústria alimentícia vem querendo cortar custos para adquirir mais capital, esses “cortes” estão referentes à diminuir o nível de higiene ,cuidado com a matéria prima para transformar em FastFood, etc.
                                               Por: Victor Mattos

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Charge

Grupo 2 - Charge


Quando uma pessoa consome muito sal, ela contrai a doença da hipertensão. Nós queríamos fazer uma sátira com o nosso tema, onde o segundo peixinho diz para o seu amigo ser dessalinizado, ou seja, tirar o sal.

Lixo eletrônico - G5

O lixo eletrônico é hoje um dos principais problemas ambientais, pois com os avanços tecnológicos as pessoas consomem mais, optando por modelos mais modernos, com isso aqueles que foram fabricados a um mês atrás, deixa de ser ‘’novos’’ e passam a ser antigos, gerando assim um consumismo exagerado que com o aumento desse consumo, consequentemente o lixo eletrônico também aumentará.
Os equipamentos que não são mais usados têm como destino os aterros sanitários como o lixo comum. A pessoa por não terem consciência dos danos que esses eletrônicos podem trazer sem o cuidado especifico, acabam achando que é normal joga-los como lixo comum, porém os danos que eles trazem a natureza, aos animais e os seres humanos são irreparáveis, pois os eletrônicos possuem diversas substancias e elementos químicos extremamente nocivos a saúde e com o contato direto ao solo ocorre uma grande probabilidade de contaminar o lençol freático, afetando assim a água. Se essa água for usada na irrigação do solo ou para dessedentar o gado, ela irá chegar as pessoas por meio da alimentação.
Os danos causados pelos componentes tóxicos são diversos. Aqui estão alguns dos principais efeitos nocivos ao organismo causados por alguns dos elementos e substâncias, bem como seus usos mais comuns:
Arsênico: Causa doenças de pele, prejudica o sistema nervoso e pode causar câncer no pulmão. Onde é usado: Celular. Belírio: Causa câncer no pulmão. Onde é usado: Computador, celular. Cádmio: Causa envenenamento, danos aos ossos, rins e pulmões. Onde é usado: Computador, monitores de tubo antigos, baterias de laptops. Chumbo: Causa danos ao sistema nervoso e sanguíneo. Onde é usado: Computador, celular, televisão. Mercúrio: Causa danos cerebrais e ao fígado. Onde é usado: Computador, monitor e TV de tela plana. Retardantes de chamas (BRT): Causam desordens hormonais, nervosas e reprodutivas. Onde é usado: Diversos componentes eletrônicos, para prevenir incêndios. PVC: Se queimado e inalado, pode causar problemas respiratórios. Onde é usado: Em fios, como isolante elétrico.
Como descartar o lixo eletrônico
O lixo eletrônico se não for descartado corretamente, pode gerar um grande risco a natureza e a saúde humana.
Os problemas que são causados pelo descarte inadequado de celulares, computadores e vários outros aparelhos eletrônicos já não é mais novidade para ninguém. Mas eles podem ser resolvidos ou minimizados com ações conscientes do governo, fabricantes e consumidores.
Governo: O Congresso Nacional está votando o Projeto de Lei 1991 a 2007 sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Se aprovada, essa lei será a mais importante ferramenta legislativa para criar, cobrar e fomentar programas de gestão dos diversos tipos de resíduos sólidos do país. Nela, o lixo eletrônico seria classificado, respectivamente, como resíduo sólido especial e reverso. Isto significa, nos termos da lei, que o material eletroeletrônico descartado deveria passar pelo programa de logística reversa do fabricante e somente depois por um procedimento diferenciado de manejo e disposição final. O projeto está parado desde 2007, por isso é necessário uma grande mobilização da opinião pública para apressar a sua aprovação.
Fabricantes: Segundo a nova resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, que entrou em vigor em outubro de 2008, estabelecimentos de venda de produtos como pilhas e baterias terão dois anos para disponibilizarem coletor onde os consumidores poderão depositar seu lixo eletrônico. O material recolhido será encaminhado aos fabricantes e importadores que, por sua vez, serão responsáveis pela reciclagem, ou, quando não for possível, pelo descarte definitivo em aterros sanitários licenciados. Diversas empresas do ramo já estão se adequando ou já incorporaram o descarte responsável em suas ações. Claro, Dell, HP, Motorola, Nokia, Sony Ericsson, TIM e Vivo são exemplos que recebem de seus clientes os produtos inutilizados. Consumidor Empresa: Uma boa maneira de ajudar a reduzir o lixo eletrônico que acabaria inadequadamente em aterros sanitários mundo afora, e ainda melhorar a imagem da sua empresa, é encaminhar todo o seu descarte eletrônico para recicladoras especializadas. Elas estão espalhas pelo Brasil. Confira algumas dessas empresas e se informe de outros presentes na sua cidade:
* TCG Recycling
* Suzaquim
* Cimelia
* Umicore
* Noranda
* Sacro
* Oxil
* Otser Comércio de Resíduos e Sucatas Ltda
Consumidor individual:
Toda vez que for descartar um produto eletrônico, como um celular, mp3 ou computador, ao invés de jogá-lo no lixo, leve-o ao fabricante e devolva. As empresas ainda não são obrigadas a aceitar todos os produtos eletrônicos, mas muitas já o fazem e de muita boa vontade. Caso a marca que você comprou seu produto não o aceite de volta na hora do descarte, fique de olho! Isso demonstra o grau de comprometimento e responsabilidade daquela empresa com seu cliente e com o meio ambiente. Portanto avalie se eles merecem sua confiança na próxima compra. Também sempre entre em contato com o órgão de limpeza da prefeitura da sua cidade e peça informação de onde e como deverá descartar seu lixo eletrônico.

Vinheta - G5


Na vinheta um menino tem um rádio e uma televisão e quer descartá-las. Ele resolve atira os objetos em um lugar especifico para lixo comum.
Ao passar o dia um monte de lixo eletrônico se forma e esse menino queima a pilha de lixo, mas não percebe que aquele lixo tem produtos tóxicos ao meio ambiente.
Uma fumaça com partículas de Arsênico, Berilo e Chumbo se forma e acaba intoxicando o garoto, causando a sua morte

Tirinha - G5


O mundo a cada dia que passa vem sofrendo modificações, principalmente nos avanços tecnológicos que estão acontecendo rapidamente.
  A cada dia novos eletrônicos surgem ainda mais avançados,com um designe moderno e sofisticado influenciando assim as pessoas a consumirem mais, fazendo com que aqueles eletrônicos que possuíam, se tornem antigos e aí que estar o problema, pois as pessoas não sabem o que fazer com aqueles antigos, formando então esses lixos eletrônicos que prejudicam tanto a sociedade como a natureza. 

Energias renováveis - G6

No Brasil a maior quantidade de energia elétrica produzida vem de usinas hidrelétricas (cerca de 95%). Em regiões rurais e mais distantes das hidrelétricas centrais, se utiliza energia produzida em usinas termoelétricas e em pequena escala, a energia elétrica gerada da energia eólica.

 Fontes alternativas de energia elétrica: hídrica, térmica, nuclear, geotérmica, eólica, marés e fotovoltaica.
Energia hídrica
Nas usinas hidrelétricas, a energia elétrica tem como fonte principal a energia vinda da queda de água retida a certa altura. Pode ser transformada na forma de energia mecânica (Rotação de um eixo), através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água.
Utiliza-se a energia hídrica no Brasil em grande escala, devido aos grandes mananciais de água existentes.
Atualmente estão sendo discutidas fontes alternativas para a produção de energia elétrica, pois a falta de chuvas está causando um grande prejuízo na oferta de energia hídrica.
Energia térmica
Energia obtida a partir da queima de carvão, óleo combustível ou gás natural em uma caldeira projetada para esta finalidade.
 O combustível é armazenado em parques ou depósitos próximos, de onde é enviado para a usina, onde será queimado na caldeira. A função do vapor é movimentar as pás de uma turbina, cujo rotor gira juntamente com o eixo de um gerador que produz a energia elétrica.
Vários cuidados precisam ser tomados tais como: os gases provenientes da queima do combustível devem ser filtrados, evitando a poluição da atmosfera local; a água aquecida precisa ser resfriada ao ser devolvida para os rios porque várias espécies aquáticas não resistem a altas temperaturas.

Energia nuclear
A energia nuclear, também conhecida como atômica, é obtida através da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma enorme quantidade de energia. No início, a energia liberada pela fissão nuclear foi usada para objetivos militares. Posteriormente, as pesquisas foram desenvolvidas com o intuito de produzir energia elétrica.
Na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986 ocorreu o vazamento de radiação, causando a contaminação radiativa em 1 milhão de pessoas.
A energia atômica é usada em muitos países e veja a porcentagem de cada um: EUA, 30,7%; França, 15,5% ; Japão, 12,5%; Alemanha, 6,7%; Federação Russa, 4,8%. No Brasil, apesar de usar muito a energia Hidráulica, a energia nuclear também tem uma pequena porcentagem de 2,6%.
Energia geotérmica
Energia geotérmica, é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor é transformado, pela usina geotérmica, em eletricidade.
A energia geotérmica é considerada uma fonte renovável e limpa, pois gera baixos índices de poluição no meio ambiente. Podem ser obtida através das rochas secas quentes, rochas úmidas quentes e vapor quente.
Este tipo de energia deve ser aproveitado através de medidas cuidadosas com relação ao meio ambiente, pois pode provocar instabilidade geológica caso seja feita de forma inadequada.

Energia eólica
Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa.
Grandes turbinas, em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Através de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia elétrica. 
Energia fotovoltaica/solar
A energia fotovoltaica é fornecida de painéis contendo células solares que sob a ação do sol geram energia elétrica. A energia gerada pelos painéis é guardada em bancos de bateria, para que seja usada em período de baixa radiação e durante a noite.
A conversão direta de energia solar em energia elétrica é feita nas células solares através do efeito fotovoltaico, que consiste na geração de uma diferença de potencial elétrico através da radiação
O uso de painéis fotovoltaicos para conversão de energia solar em elétrica é viável para pequenas instalações, em regiões remotas ou de difícil acesso.
Os Estados Unidos, Japão e Alemanha promovem a utilização de energia fotovoltaica em centros urbanos.
FONTES:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fontes-alternativas-de-energia/index.php
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7G2qaPBSssfcPDCHrW3hr-XkwWqfv-pz60pEsJKS-jN8uwt-K_PDul3yDVFinKCX6l2syN3Bcu2WlY1j3qQFABPazvAdtNH9kLf4kaLgDT0ZpFaZQS9KoI36oraibhM1NGfjE_ttft9ey/s1600/islandia-geotermica.jpg&imgrefurl=http://melvinjonessc.blogspot.com/p/projeto-energia.html&usg=__NZ14IdZmXT0ngAVuNBFQwtjVEPw=&h=307&w=460&sz=58&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=kHYupm9raKi4EM:&tbnh=104&tbnw=133&ei=OkrdTYCUE8XcgQe-vZ0C&prev=/search%3Fq%3Denergia%2Bgeot%25C3%25A9rmica%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26biw%3D780%26bih%3D399%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=203&sqi=2&page=1&ndsp=9&ved=1t:429,r:0,s:0&tx=10&ty=37
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9SgENgzYljlbN4b7FxpkBcHHgjUYMEae_GWRQR2BKZBJt4_wIyfi_WSE5-JFTqJN9SuAM6pyctVjVLcevbdMAyfEo69RbrCnYwVz9yd8T2Gqky_7Cg7VeRbI5a-4NAN_bAFleLLEiNiHt/s1600/fabrica+de+energia+nuclear.jpg&imgrefurl=http://usinas-nucleares.blogspot.com/2011/04/usinas-nucleares.html&usg=__2T_Szv0U_qk4ncddLWDf8yphpDg=&h=311&w=550&sz=33&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=gtnCMwZfVCMTlM:&tbnh=82&tbnw=145&ei=D0rdTdLzHcuRgQegmfAQ&prev=/search%3Fq%3Denergia%2Bnuclear%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D780%26bih%3D399%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=78&sqi=2&page=1&ndsp=8&ved=1t:429,r:0,s:0&tx=118&ty=9

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjc1QgxqbcCvBQyXt0coc9-776Gd03vSKsgiJiDIdpmUFCQG9yVTp5XRRG_YEwCy_jwSpHi0Cfgt3Q0MN3HsPTrfLtfGLrMDai_9QcDv-Xol971owNoDeSLHvRM8rRq1_0rjxnOG5GfJB3c/s1600/2.+T%C3%A9rmica..jpg&imgrefurl=http://polyevanacuidandodaenergia.blogspot.com/2010/11/energia-termica.html&usg=__IHxeQZG4cGc4pOAV-Psu3BAmwB4=&h=164&w=343&sz=16&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=nVPna1q1PP8dcM:&tbnh=69&tbnw=145&ei=4EndTY-OAsjLgQfj0738Dw&prev=/search%3Fq%3Denergia%2Bt%25C3%25A9rmica%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D780%26bih%3D399%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=187&sqi=2&page=1&ndsp=8&ved=1t:429,r:2,s:0&tx=72&ty=48

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZAWQPJWqjgXpUstZZV0h87KGSioVUkdhlgenqpG1x0tiMl6Y9QZU6jcs2Mco4misAgbL3FirPhiEAFmDDylHtWK_JHSIYCi7bxWcInwKq8Tu8uzVLQcM0WCdp9VQQPRkUj-LUWDbVAg/s1600/castelodebode%255B1%255D.jpg&imgrefurl=http://energyofpower.blogspot.com/2010/04/blog-post_21.html&usg=__koOVoOj6rjXiALcHV2q-4m7LCXM=&h=457&w=600&sz=59&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=Yv9JHHo4QLQQbM:&tbnh=108&tbnw=112&ei=eEndTbqQI4PMgQeao5UX&prev=/search%3Fq%3Denergia%2Bhidrica%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D780%26bih%3D399%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=125&sqi=2&page=1&ndsp=9&ved=1t:429,r:1,s:0&tx=40&ty=57

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://energiasrenovaveis.files.wordpress.com/2008/05/painel_solar.jpg&imgrefurl=http://energiasrenovaveis.wordpress.com/2008/05/05/solar-fotovoltaico-o-dilema-da-escala-de-producao/&usg=__yPt4rc0GvNL7DJPVB5NgSsGxhLQ=&h=246&w=372&sz=74&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=09fAYc0FjvBRQM:&tbnh=105&tbnw=153&ei=MEvdTYflB5LpgQex2J3oDw&prev=/search%3Fq%3Denergia%2Bfotovoltaica%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D780%26bih%3D399%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=218&sqi=2&page=1&ndsp=8&ved=1t:429,r:3,s:0&tx=15&ty=53


Tirinha - G6

A tirinha satiriza o desconhecimento de alguns, de como a sua energia é gerada. Ao insultar o vento, o último se revolta, fazendo com que as turbinas eólicas parassem de girar e a sua energia elétrica acabasse.
Muitos não sabem de onde vem a energia que consumem, e grande parte dela vem da natureza. Os meios renováveis de se obter energia, são o futuro do nosso planeta, e é importante conhecê-los.

Vinheta




A tecnologia no mundo mulçumano

Nos conflitos atuais do mundo mulçumano, que tiveram origem na Tunísia, a tecnologia tem um papel muito importante, que é estabelecer contato entre os protestantes e também espalhar suas idéias para o mundo inteiro, fazendo mais e mais pessoas aderirem às causas.
A tecnologia, principalmente as redes sociais, também ajudaram os protestantes a se unirem e poderem planejar seus atos sem se expor e sem que ninguém descobrisse e graças a isso muitos ditadores que já estavam no poder há décadas, como por exemplo, o ditador Muammar Kadafi, na Líbia e o presidente Hosni Mubarack, no Egito foram obrigados a se retirar de seus antigos postos.
Os protestantes também filmaram os protestos através de celulares e câmeras colocaram os vídeos na internet para poder divulgar para todos e incentivar outros países a fazer isso. 

Poluição Sonora nos grandes centros urbanos - G8

A poluição sonora é provocada por muitos sons no ambiente em altura demasiada. Dependendo da sua intensidade, pode causar danos irreversíveis aos seres humanos.
Nos centros urbanos, existe uma grande variedade de fortes ondas sonoras, como: sirenes, alarmes, motores de carros, entre outras.
Todos os sons, podem tornar-se insuportáveis quando emitidos em grande volume. A perda de audição é a conseqüência mais freqüentemente associada a qualquer som, seja ele um ruído ou até mesmo uma música, desde que tenha elevados níveis sonoros de pressão, ou seja, que ultrapasse os limites cientificamente estabelecidos para o ouvido humano.
Se um ser humano se expõe, ou seja, tem contato de forma desprotegida com um grande volume de ondas sonoras, poderá sofrer lesões auditivas.
Alguns exemplos de sons considerados como ruídos pelos especialistas podem ser observados no nosso cotidiano. Seu nível sonoro é medido decibéis (dB). A partir do nível de pressão sonora de 85 dB são potencialmente danosos aos ouvidos, se o contacto com esses sons, sejam eles ruidosos ou não, durar mais de 480 minutos (8 horas):
  • o ruído de uma sala de estar chega a 40dB;

  • um grupo de amigos conversando em tom normal chega a 55dB;

  • o ruído de um escritório chega a quase 64dB;

  • um caminhão pesado em circulação chega a 74dB;

  • em creches foram encontrados níveis de ruído superiores a 75dB;

  • o tráfego de uma avenida de grande movimento pode chegar aos 85dB;

  • trios eléctricos num carnaval fora de época tem em média de 110 dB;

  • o tráfego de uma avenida com grande movimento em obras com britadeiras até 120dB;

  • bombas recreativas podem proporcionar até 140dB;

  • discoteca a intensidade sonora chega até 130dB;

  • um estádio cheio de vuvuzelas pode chegar até 140dB.

As principais medidas para se prevenir dos efeitos da poluição sonora podem ser:

  • Redução do ruído e demais sons poluentes na fonte emissora

  • Redução do período de exposição (principalmente para pessoas expostas continuamente a processos que geram muito ruído), quando não for possível a neutralização do risco pelo uso de proteção adequada.

  • Educação da população

  • Uso de proteção nos ouvidos adequada ao risco auditivo.

  • Em festas colocar o som com volume adequado ao "Ambiente", evitando-se o volume alto. Não sendo possível, não permanecer por tempo prolongado em ambientes onde se tenha que gritar para ser ouvido pelo interlocutor à distância de um metro.

(Por Vitor Ricardo)

Agronegócios e poluição - G7

O que é o agronegócio? Nada mas é do que a relação do comercio com os produtos agrícolas. No Brasil, o termo agronegócio, é usado para referenciar-se àquelas fazendas modernas, que utilizam grandes extensões de terra, fazem o uso de alta tecnologia e agrotóxicos e se dedicam à monocultura.
Nestes locais, o uso de agrotóxicos é muito comum. Eles ajudam a garantir a plantação, principalmente ao preveni-los de pestes. Porém, o uso exagerado destes agrotóxicos influencia de forma ruim o meio ambiente (a plantação, os animais e o próprio ser humano).
Muitos destes pesticidas são prejudiciais a saúde, já que, a partir da cadeia alimentar muitos são contaminados. Tem-se como exemplo um tomate que teve contato com agrotóxicos. Ele pode ser ingerido por um animal e posteriormente por um ser humano.
Algumas plantas já possuem este tipo de defesa, impedindo assim que insetos e pragas se manifestem. Eles possuem assim um inseticida natural (exemplos de inseticidas naturais:
nicotina, a roterona, os feromônios e os hormônios juvenis). Porém, o numero de agrotóxico natural é muito pequeno, não podendo assim suprir as necessidades de todo um país e fazendo com que os pesticidas sintéticos prejudiquem cada vez mais a todos.




Grupo 7 -8ªH
Caique Santos
Ivini Portugal
Juliana Maia
Juliana Marinho

Poluição do ar - G8





A poluição do ar é causada por diversos motivos, como por exemplo a emissão de gás carbônico e poluentes, causam grandes danos ao ser humano -como bronquite, alergia, asma, etc- e ao ecossistema. Também é diretamente ligada ao aquecimento global e a chuva ácida.


Poluindo o ar,sofremos bastante perigo,pois nós comprometemos a qualidade do ar e com isso não teremos mais um ar purificada para respirarmos e nossa camada de ozônio também sofreria danos,e estaríamos expostos a raios ultravioletas,que poderiam nos matar.


Ao longo dos tempos, a comunidade política e civil foi sendo alertada para os efeitos adversos, tendo sido assinados vários protocolos internacionais no sentido de melhorar ou resolver alguns dos problemas existentes, como o caso do protocolo de Quioto.


(Por Victor Moinhos)

Vinheta Grupo 8




(Por Gabriela Sampaio)

Charge- G8





A poluição da água é a mais preocupante, uma vez que todos os seres vivos precisam dela para sua sobrevivencia,e a mesma se encontra em uma situação grave.Isso ocorre devido a enorme quantidade de detritos , do petróleo(que algumas vezes vaza) , muitos hospitais também jogam o lixo no mar , e principalmente as fábricas; assim causando epidemias de doenças,como diarréia,leptospirose,etc.. Com toda essa puluição o governo esta resolvendo explorar racionalmente os equífaros (reservas de água doce subterrâneas).








(Por Yllana Marques )

Vinheta Grupo 7





Atualmente, o uso de agrotóxicos por agricultores é muito intenso. Para ter um maior lucro, é costumeira a utilização de fertilizantes industrializados para fazer com que as plantações cresçam com mais velocidade. Porém estes agridem ao meio ambiente e consequentemente a quem faz sua utilização.
Ao serem lançados por helicópteros/aviões em grandes plantios, gotículas do tóxico ficam ao
Ao serem lançados por helicópteros/aviões em grandes plantios, gotículas do tóxico ficam ao ar. Assim, o vento pode levar estas partículas e infectar pessoas e animais. Além desta consequência, os produtos colhidos, por estarem em contato com agrotóxicos, podem trazer problemas para quem os consome, prejudicando assim mais pessoas; e o solo é prejudicado.



Energia Nuclear

A reportagem acima fala sobre a energia nuclear, considerada por alguns, uma energia renovável.

Grupo 1 -Importancia e vantagens da reciclagem



A reciclagem é fundamental para o equilíbrio do meio ambiente, além de preservá-lo e também gera riquezas, muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção. Os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar.


A reciclagem também beneficia a geração de empregos nas grandes cidades,já que muitos desempregados estão usando desse setor a forma de sobrevivência e sustento próprio e familiar. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma realidade nos centros urbanos do Brasil.


Atualmente,são constantes as campanhas educativas em diversos meios de comunicação à escolas,para que assim as pessoas possam tomar consciência das vantagens e benefícios da reciclagem. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.








Charge- G7


Como vocês já viram a poluição da agropecuária pode causar a degradação do meio ambiente, pois em alguns casos são usados agrotóxicos.Estes agrotóxicos prejudicam todo o meio ambiente. E é isso que a charge quer mostrar, se continuarmos agredido o e degradando o planeta, quando formos procurar o verde, que é de grande importância para nossa sobrevivência, não encontraremos, porque teremos o destruído, o apagado de nossa bandeira, do nosso país.













Grupo 1 - Vinheta e texto



Por Alberto



A vinheta retrata a reciclagem (tema que atualmente é muito abordado pela população mundial), ela mostra a importância da separação e reutilização do lixo para formação de novos produtos, gerador de mais renda e menos poluição ao meio ambiente.

O objetivo da vinheta é informar de modo mais fácil e interativo aos internautas sobre a contribuição da reutilização para nossas vidas e gerações futuras.

Salvador está longe de ser uma cidade 100% recicladora de lixo, uma vez que o governo da capital não oferece apoio para esse meio, devido a esse descaso das autoridades ocorre a pouca reciclagem do lixo, a qual não é feita de forma eficiente. A cada 115 mil toneladas de lixo produzidas por mês, apenas 2,3 mil são recicladas.

Por Juliana Maria, João e Íris



Grupo 1 - Tirinha e texto



A reciclagem é um dever de todos independente de classe social. A tirinha mostra justamente isso, o dever de todos para com a reciclagem.

Além de ser um método em que se poupa a degradação ambiental, ele também auxilia de modo econômico e social, já que ela pode ser usada como fonte de renda e evita o acúmulo de lixo.

Essa acumulação de lixo prejudica a limpeza das ruas,entope bueiros causando enchentes nas temporadas de chuvas dificultando a passagem de todos pela cidade,produz chorume,contamina a água e o solo,é foco de animais e insetos transmissores de doenças.

Em Salvador no ano de 2010 cerca de 120 postos de reciclagem foram desativados e nenhuma providência tomada pela empresa responsável pela coleta de lixo, LIMPURB.

Por Juliana Maria, João e Íris